Caros colegas que se solidarizaram com a nossa causa.
É com muita alegria que venho comunicar a todos aqueles que se mobilizaram para um final feliz da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, que, a Empresa Expresso Guanabara que patrocina a orquestra através do projeto caminhos musicais já solucionou nosso problema alugando um amplo espaço e realizará reformas para deixar o local com isolamento acústico e mais confortável para a realização das atividades do projeto e dos ensaios da orquestra.
A família Estrelas da Serra presta seu agradecimento a todos que se mobilizaram e se uniram a nós para este final feliz.
Um grande agradecimento especial a empresa Expresso Guanabara que se mostrou comprometida a proporcionar alegria as famílias e Crianças do Projeto Vamos fazer Arte e da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra através do projeto caminhos musicais e dando condições melhores para o desenvolvimento e crescimento das atividades de nosso projeto. .
Um agradecimento especial também ao Governo do Estado que também prestou sua solidariedade com nosso projeto e estará firmando em breve convênio com nossa instituição afim de garantir melhores condições de vida às crianças e adolescentes de nosso projeto, que proporcionará também a oportunidade da Orquestra realizar concertos com o pianista Arthur Moreira Lima em todo território Cearense através do projeto Férias no Ceará.
Enfim, agradecemos a todos que de maneira direta ou indireta que torceram, acreditaram e fizeram pelo nosso projeto e nossa Família Estrelas da Serra.
Espero que todos sintam-se felizes por nosso final feliz e divulguem aos contatos possíveis a nossa alegria e satisfação de poder contar sempre com vocês.
Agradecidamente,
Hélio Júnior
Guarda Civil Municipal
Regente da Orquestra Estrelas da Serra
Presidente da Associação Arte em Pauta.
terça-feira, 21 de junho de 2011
A tentativa de apagar as Estrelas da Serra parte 1
Até onde vamos chegar... Só falta mandarem prender um grupo de Crianças e adolescentes que sonham em crescer como pessoas de bens e buscam realizar seus sonhos através da música.
A Ministério Público do município de Croatá da Serra da Ibiapaba, resolveu mandar parar as atividades do projeto cultural "Vamos Fazer Arte" que formou a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, bem como os ensaios da mesma, alegando mediante termo que a instituição não possuía local adequado para realização das atividades musicais e que o "BARULHO" dos ensaios da orquestra perturbava o sossego da vizinhança.
A Orquestra Formada por 40 crianças e adolescentes vem se destacando no senário cearense da música instrumental como uma das melhores do Estado. Já projeto Vamos Fazer Arte atende mais de 200 crianças com Aulas de Violão, flauta doce, bateria e instrumentos de sopro (sax, clarinete, trompete, trombone e etc.), Sem falar que este trabalho é totalmente realizado por voluntários que buscam mudar a realidade triste da ociosidade dos jovens que os levam a caminhos tortuosos como o da exploração infantil.
E o mais interessante. Imaginem o constrangimento que as crianças que fazem parte da orquestra passaram quando a polícia militar chegou em meio ao ensaio e pediu que eles parassem de tocar. Mesmo com toda delicadeza e compreensão dos agentes policiais, que até prestaram certo apoio ao nosso trabalho dizendo que não entendia o porquê, mais tinha que cumprir as ordens, ressaltando ainda no final que queria que o filho dele participasse de um projeto que nem este, os jovens músicos procuravam entender o que eles estavam fazendo de errado. Pois uma das cenas que vemos na rua do nosso município são jovens menores de idade se drogando de diferentes formas e as autoridades policiais passam, olham e tá tudo certo. Digo isto, porque sou um agente de segurança pública de meu município e presencio isto durante meu expediente que vai das 19 horas ás 07horas da manhã do outro dia. Criamos este projeto justamente por conta desta realidade que eu e população de Croatá presenciava, tendo como principal objetivo diminuir, tirar e não dar oportunidades de outras crianças e adolescentes entrarem neste caminho.
Eu queria entender o que se passa na cabeça do promotor Ivan Pinheiro Leitão, que responde na comarca do Município de Croatá, o que o levou a ter uma decisão de tão grande falta de bom senso, com tanta corrupção e crimes hediondos pra justiça se preocupar, investigar e julgar, ele vai se preocupar com um projeto que tira crianças da rua os insere na sociedade e lhes da a chance de conquistar seus objetivos e serem pessoas melhores felizes. Mas... Fazer o quê?
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Sobre "As Estrelas da Serra" coral de Croatá fazendo grande sucesso.
Devido à importância de Sobral para a Expresso Guanabara, a cidade foi a escolhida para abrir a temporada 2011 do projeto Caminhos Musicais. Lançado pela empresa no ano passado, o projeto leva a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra para apresentações em várias cidades da região Nordeste. O primeiro concerto da Filarmônica, em 2011, acontece no próximo dia 27 de maio, a partir das 19h30, no Boulervard do Arco.
Segundo o gerente de marketing da Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne, será montada uma superestrutura no local para que o público possa acompanhar o concerto com toda segurança e conforto. “Será uma apresentação de gala no Boulevard do Arco, que é considerado um ícone da cidade. A população de Sobral irá assistir a um belo concerto e, certamente, irá se emocionar com a beleza do espetáculo proporcionado pela Filarmônica”, ressalta Mont’Alverne
A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra surgiu no cenário musical cearense em 2008 e, com o apoio obtido através do Projeto Caminhos Musicais da Guanabara, teve uma ascensão surpreendente. Hoje, é considerada como uma das melhores do Estado. Além da música de qualidade, o que mais encanta é que a orquestra é formada por 40 crianças e adolescentes de 09 a 21 anos, todos estudantes da rede municipal/estadual de ensino da cidade de Croatá. Regida pelo maestro Hélio Júnior, a Filarmônica tem 40 componentes que tocam saxofones, trompetes, flautas, clarinetas, baixo, bateria, dentre outros instrumentos.
O fundador da orquestra, anteriormente chamado de “Grupo de Flauta”, é o músico Silvério Oliveira, que fazia parte da Banda Municipal de Croatá e teve a idéia de criar uma escolinha de música para incentivar as crianças carentes da região. A partir daí, nasceu a filarmônica que foi batizada com o nome de Estrelas da Serra. O projeto beneficia, hoje, mais de 100 crianças de baixa renda do município de Croatá. Os jovens talentos que compõem a orquestra executam um repertório eclético, composto de músicas regionais, populares e internacionais, emocionando o público por onde passa.
O incentivo à cultura faz parte do planejamento anual da Expresso Guanabara. Através de recursos próprios e de incentivos fiscais, a Guanabara está sempre investindo em projetos culturais. A preferência da empresa é pela cultura nordestina. Peças teatrais, shows e cinemas também são constantemente patrocinados pela Guanabara que busca fazer com que seus investimentos na área, sirvam ao propósito de oferecer às pessoas um maior acesso e, conseqüentemente, despertar um maior interesse pelas atividades culturais.
A turnê 2011 da Filarmônica Estrelas da Serra já tem apresentações marcadas também nas cidades do Crato (24/06), Juazeiro do Norte (26/06) e Piripiri, no Piauí (04/07). Além de Picos, Mossoró, Patos e Fortaleza, com datas ainda a serem confirmadas. Outras cidades farão parte do roteiro da turnê 2011 do projeto Caminhos Musicais e serão divulgadas posteriormente pela Guanabara.
terça-feira, 24 de maio de 2011
A mártir de Guaraciaba do Norte
A ladeira das pedras, que serpenteia entre Guaraciaba do Norte e Reriutaba, noroeste do Ceará, é um lugar de passagem. Desses onde tudo cumpre seu destino: a mata desabrocha ao toque do tempo, as quedas d’água brincam de esconde-esconde nas entranhas da serra, os pássaros ensaiam sinfonias, Eronilda espera Joaquim voltar do roçado, e espera o dia de partir, e espera a chuva. Na ladeira das pedras, a finada Isabel também cumpriu seu destino.
Foi assim, dizem, Isabel Maria da Conceição(1901-1929), que trazia a brandura e a formosura de cada nome seu, casou-se com Antônio Raimundo Nonato da Silva, reforçaram as narrativas que costuram o marítimo. Um dia, afoitou-se: alterando um pouco a rotina, cortou os cabelos.
Raimundo cismou com a novidade. Imaginou uma traição e acreditou mortalmente que Isabel havia cortado os cabelos para satisfazer o amante. Em pleno desvario, armou-se com uma faca, pôs a cangalha no jumento, fez Isabel e o menino de carga e desembestou para os altos da ladeira grande. Encoberto pela serração daquela hora funesta, Raimundo esfaqueou Isabel até que existissem apenas os gritos e choro do filho que assistia à morte da mãe. Rebolou o seu corpo no chão da serra e sumiu pela serração.
Raimundo cismou com a novidade. Imaginou uma traição e acreditou mortalmente que Isabel havia cortado os cabelos para satisfazer o amante. Em pleno desvario, armou-se com uma faca, pôs a cangalha no jumento, fez Isabel e o menino de carga e desembestou para os altos da ladeira grande. Encoberto pela serração daquela hora funesta, Raimundo esfaqueou Isabel até que existissem apenas os gritos e choro do filho que assistia à morte da mãe. Rebolou o seu corpo no chão da serra e sumiu pela serração.
Eronilda, 38, e Joaquim Araújo Damasceno, 40, se admiram ainda hoje do destino da finada Isabel. “O que impressiona a gente é essa história do cabelo, que provocou a morte”, repente, em coro, a tragédia “que os velhos contam”. O casal é um dos poucos que assentaram na Ladeira Grande, depois que a CE-257 abriu horizontes. Do alpendre de casa, avistam a “cruz da finada Isabel”, fincada no ponto onde imaginam que Raimundo martirizou a mulher.
A cruz sinaliza uma ermida que acolhe fotografias, ex-votos e promessas à finada. Curiosamente, entre os objetos deixados pelos devotos da popular “mártir de Guaraciaba do Norte”. Há muitas madeixas e prendedores de cabelo. Da cruz de Isabel se fez uma esperança, comum a inúmeras mulheres que convivem com a violência doméstica.
Dali a Reriutaba, a crença na finada Isabel se multiplica. Padre Emídio Gomes, vigário do município, até concorda que a dona de casa se tornou ”uma santa canonizada pelo próprio povo”. Reconhecer o extraordinário no fato de o jumento, depois que Raimundo matou Isabel, ter trazido o filho do casal a salvo de volta pra casa, “uma criança de três anos e pouco, sozinho cerca de 30 quilômetros”.
Mas, ao invés de milagres, o padre prefere falar em libertação. Primeiro a libertação do sofrimento silencioso. “ O povo se identifica com aquele sofrimento e com o suspiro de liberdade que aconteceu... Ela foi um suspiro de liberdade diante de uma cultura machista”. E há uma libertação maior, que Isabel e os santos do povo significam. Na interpretação do padre Emídio, a religiosidade popular é o “espaço da liberdade onde o povo conversa com Deus sem precisar de intermediário”.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Naturalmente ele está crescendo
O teatro João Barreto neste fim de semana recebeu à peça “Vidas Interrompidas” que contou com uma platéia numerosa e atenta. Nós do teatro e da C.I.A. ficamos muito honrados e agradecidos pela presença de todos. Sem duvida alguma a peça em cartaz neste sábado foi feita com grande esforço e interesse para que ficasse ao nível que os espectadores a mereciam.
Com isso conseguimos trazer mais uma forma de lazer e cultura para todos os habitantes de Guaraciaba do Norte e sem duvida conquistaremos o gosto popular para que eventos teatrais e de outras formas de cultura que se fazem presente em nosso “templo” para que seja uma ótima opção de programação aos sábados.
Também gostaria de abrir reforço a dois pontos importantes em nosso teatro. Reafirmo em dizer que nosso espaço é uma diferente e elegante opção para abrigar os mais diversos tipos de eventos, sejam eles: palestras, cursos, apresentações, comemorações e entre outros. Dispomos de uma estrutura preparada e de qualidade para abrigar quais quer um desses tipos de eventos e fazemos isso com grande satisfação, por saber que o maior intuito do João Barreto é esse: Servir e suprir a nossa comunidade. O segundo ponto seria fazer lembrança que temos o projeto Biblioteca Itinerante, dispomos de mais de 600 exemplares com uma variedade enorme de autores, gêneros e volumes. Livros que vão desde infantis até a Super Sellers renomeados. Venha conferir nossa biblioteca e lembramos que a locação é inteiramente GRATUITA.
Assinar:
Postagens (Atom)