quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

NATAL DO TEATRO JOÃO BARRETO

Anualmente, no período natalino a Fundação Educacional Presidente Kennedy e o Teatro João Barreto promovem a Ação de Natal, onde mais de 200 crianças carentes do município recebem brinquedos, kits de higiene pessoal, lanche e mudas de árvores.
Este ano a Ação de Natal acontcecerá neste sábado, dia 18 de dezembro, às 15 horas no Teatro e contará com a apresentação do Coral Infantojuvenil Jubilosos sob a regência da Profª Selma. Desta vez também teremos mais outras duas novidades: a presença do Papai Noel com todo seu encanto ajudando a manter acesa a chama da esperança no coração das crianças e um belo presépio de cerâmica que está montado no porão, para lembrar o verdadeiro sentido do Natal que é celebrar a vinda do Cristo para salvar a humanidade.
O presépio ficará montado até o dia 06 de janeiro de 2011 e está aberto para visitações todos os dias no horário comercial.
Imagem do presépio

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Projeto Primeiro Passo - Uma parceria da STDS com a FEPK que está dando certo

Em 2010 a Fundação Educacional Presidente Kennedy consciente do seu papel na sociedade, fechou uma parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado e conseguiu 10 vagas de Jovens Estagiários do Projeto Primeiro Passo para Guaraciaba do Norte.

Para quem não conhece, o Projeto Primeiro Passo atende a jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, Primeiro passo é a primeira atitude, o primeiro movimento para quem quer realizar algo na vida. Com o projeto, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, criou oportunidade para os jovens que não conseguem facilmente ingressar num estágio em uma empresa privada ou pública. O jovem, por sua vez, aproveite a oportunidade criada pelo Governo e dá o Primeiro Passo rumo à qualificação profissional. Eles têm a possibilidade de estagiarem em diversos setores e aprenderem atividades que são primordiais para quem quer seguir carreira.
A equipe da Fundação fez as articulações necessárias para que as empresas disponibilizassem estas vagas e que os colégios ajudassem na escolha dos jovens que participariam do projeto. Também contamos com a imensa colaboração do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDH, na pessoa de Solange Baltazar.
Queremos agradecer aqui as diretoras dos colégios Maria Marina Soares (Profª Ester) e Monsenhor Antonino (Profª. Átila) e as seguintes empresas, que tornaram possível a realização do projeto: Farmácia São Paulo,Supermercado Martmag, Drogaria Fabiana Madeira, Agrofértil Camelo, Construpiso, Casa de Variedades, G&E Informática, Cezar Motos e Bebê Genial.
Neste finzinho de ano, onde nossas esperanças para o futuro estão mais fortalecidas, não poderíamos também de registrar essa galerinha super bacana que fez parte do projeto este ano, que soube desempenhar bem os objetivos pretendidos, tanto que muitos serão até contratados pelas empresas para continuarem como funcionários. Em 2011 a Fundação pretende manter a parceria com a STDS, possivelmente ampliando as vagas disponíveis.

Da esquerda para direita: Tranitty, Estephanie,
Misterlane, Samara, Taís, Jamile, Clécia e José Maria
(Não posaram para a foto as outras duas estagiárias, Josiane e Maysa)



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Obra do escultor Antônio J. à venda


Esta belíssima obra do escultor Antonio J., um São Jorge de um 1,60m está a disposição de quem queira adquiri-la. A obra faz parte de uma série de imagens do santo guerreiro produzidas pelo artista.

Caso esta obra seja de seu interesse, favor entrar em contato pelo e-mail: tjbgba@hotmail.com ou pelo fone/fax: (88) 3652-1617.

Antonio J. é autor de várias esculturas que estão dispostas no Teatro João Barreto.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Centenário de Rachel de Queiroz

O Teatro João Barreto não poderia deixar de homenagear a grande Rachel de Queiroz pela data do centenário de seu nascimento, então reproduzimos abaixo esta breve biografia retirada do site da Revista Central (http://www.revistacentral.com.br/).

Rachel de Queiroz - (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira. E uma quixadaense por afinidade.




Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi à primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.



Rachel de Queiroz era filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar. Em 1917, após uma grande seca, muda-se com seus pais para o Rio de Janeiro e logo depois para Belém do Pará. Retornou para Fortaleza dois anos depois. Em 1925, aos 15 anos de idade, se formou professora. Em 1927, com o pseudônimo de “Rita de Queluz” começa a escrever cartas para o jornal “O Ceará”. O diretor do jornal Júlio Ibiapina, amigo de seu pai, Daniel de Queiroz, a convidou a colaborar no jornal. Rachel de Queiroz foi escolhida a “Rainha dos Estudantes”, premiação que ela mesma questionava.



Aos vinte anos, em 1930, esteve de repouso para tratar de um problema pulmonar, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1930), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questão social e hábil na análise psicológica de seus personagens, tem papel de destaque no desenvolvimento do romance nordestino.



Seus pais patrocinaram a primeira edição do livro, perante o sucesso local a autora enviou o livro para o Rio de Janeiro e São Paulo, recebendo o elogio de Mário de Andrade. Em 1932, casa-se com o poeta José Auto da Cruz Oliveira.



Começa a se interessar em política social em 1928-1929 ao ingressar no que restava do Bloco Operário Camponês em Fortaleza, formando o primeiro núcleo do Partido Comunista. Em 1933 começa a ter dissensões com a direção e se aproxima de Lívio Xavier e de seu grupo em São Paulo, indo morar nesta cidade até 1934. Milita então com Aristides Lobo, Plínio Mello, Mário Pedrosa, Lívio Xavier, se filiando ao sindicato dos professores de ensino livre, controlado naquele tempo pelos trotskistas.



Nesta época o seu segundo romance “João Miguel” foi vetado pelo Partido Comunista, à escritora rompeu com o partido e lançou a obra pela editora Schmidt, no Rio de Janeiro.



Em 1937, lançou “Caminho de Pedras”, pela editora José Olympio que a editaria até 1992. Durante o Estado Novo, seus livros foram queimados e a escritora é detida por três meses no quartel do Corpo de Bombeiros de Fortaleza. Em 1964 apoiou a ditadura militar que se instalou no Brasil.



Em 1939, divorcia-se de seu marido, lança o romance “As Três Marias” e em 1940 conhece o médico Oyama de Macedo, com quem vive até 1982. Torna-se cronista exclusiva da revista “O Cruzeiro” deixando de escrever para jornais.



Lançou Dôra, Doralina em 1975, e depois Memorial de Maria Moura (1992), saga de uma cangaceira nordestina adaptada para a televisão em 1994 numa minissérie apresentada pela Rede Globo. Exibida entre maio e junho de 1994 no Brasil, foi apresentada em Angola, Bolívia, Canadá, Guatemala, Indonésia, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, sendo lançada em DVD em 2004.



Publicou um volume de memórias em 1998. Transforma a sua "Fazenda Não Me Deixes", propriedade localizada em Quixadá, no Sertão Central cearense, em reserva particular do patrimônio natural. Morreu em 4 de novembro de 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.



Academia Brasileira de Letras



Sua eleição, em 4 de novembro de 1977 para a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras, causou certo frisson nas feministas de então. Mas a reação da escritora ao movimento foi bastante sóbrio. Numa entrevista, em meio ao grande furor que sua nomeação causou, declarou: Eu não entrei para a Academia por ser mulher. Entrei, porque, independentemente disso, tenho uma obra. Tenho amigos queridos aqui dentro. Quase todos os meus amigos são homens, eu não confio muito nas mulheres. Um verdadeiro choque anafilático no movimento feminista. Recebida por Adonias Filho, foi a quinta ocupante da cadeira 5, que tem como patrono Bernardo Guimarães.



Prêmios outorgados (os principais)

* Prêmio Fundação Graça Aranha para O quinze, 1930

* Prêmio Sociedade Felipe d' Oliveira para As Três Marias, 1939

* Prêmio Saci, de O Estado de São Paulo, para Lampião, 1954

* Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de obra, 1957

* Prêmio Teatro, do Instituto Nacional do Livro, e Prêmio Roberto Gomes, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, para A beata Maria do Egito, 1959

* Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, da Câmara Brasileira do Livro (São Paulo), para O menino mágico, 1969

* Prêmio Nacional de Literatura de Brasília para conjunto de obra em 1980

* Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará, em 1981

* Medalha Marechal Mascarenhas de Morais, em solenidade realizada no Clube Militar, em 1983

* Medalha Rio Branco, do Itamarati, 1985;

* Medalha do Mérito Militar no grau de Grande Comendador, 1986

* Medalha da Inconfidência do Governo de Minas Gerais, 1989

* Prêmio Camões, o maior da Língua Portuguesa, 1993, sendo a primeira mulher a recebê-lo

* Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, 1993

* Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, de Sobral, em 1995

* Prêmio Moinho Santista de Literatura, 1996, dentre outros inúmeros prêmios e títulos

* Título Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2000

* Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza, 2001.

* Troféu Cidade de Camocim em 20 de Julho de 2001 - Academia Camocinense de Letras e Prefeitura Municipal de Camocim



Obras (Principais)



* O quinze, romance 1930, tradução francesa com o título "L'année de la grande sécheresse",Stock,Paris,1986,ISBN 2-234-01933-8

* João Miguel, romance (1932)

* Caminho de pedras, romance (1937)

* As Três Marias, romance (1939)

* A donzela e a moura torta, crônicas (1948)

* O galo de ouro, romance (folhetins na revista O Cruzeiro, 1950)

* Lampião - peça de teatro (1953)

* A beata Maria do Egito- peça de teatro (1958)

* Lampião; A Beata Maria do Egito (livro-2005)

* Cem crônicas escolhidas (1958)

* O brasileiro perplexo, crônicas (1964)

* O caçador de tatu, crônicas (1967)

* Um Alpendre, uma rede, um açude - 100 crônicas escolhidas

* O homem e o tempo - 74 crônicas escolhidas

* O menino mágico, infanto-juvenil (1969)

* Dora, Doralina, romance (1975)

* As menininhas e outras crônicas (1976)

* O jogador de sinuca e mais historinhas (1980)

* Cafute e Pena-de-Prata, infanto-juvenil (1986)

* Memorial de Maria Moura, romance (1992)

* Teatro, teatro (1995)

* Nosso Ceará, relato, (1997) (em parceria com a irmã Maria Luiza de Queiroz Salek)

* Tantos Anos, autobiografia (1998) (com a irmã Maria Luiza de Queiroz Salek)

* Não me deixes: suas histórias e sua cozinha, memórias gastronômicas (2000) (com Maria Luiza de Queiroz Salek)



Reunidas de ficção



* Três romances (1948)

* Quatro romances (1960)

* Seleta, seleção de Paulo Rónai; notas e estudos de Renato Cordeiro Gomes (1973)



No dia 4 de dezembro de 2003, um mês depois de sua morte, foi lançado na Academia Brasileira de Letras o livro Rachel de Queiroz, um perfil biográfico da escritora, fruto de uma longa pesquisa realizada pela jornalista Socorro Acioli, publicado pelas Edições Demócrito Rocha.



Sua biografia foi narrada no livro No Alpendre com Rachel, de autoria de José Luís Lira (de Guaraciaba do Norte), lançado na Academia Brasileira de Letras em 10 de julho de 2003, poucos meses antes do falecimento da escritora.



* Texto adaptado e com informações dos site da Iinfoescola e wikipedia.

Teatro João Barreto apoia espetáculo em Fortaleza

Nos dia 10, 11 e 12 de novembro aconteceu o XXII Festival de Dança do Colégio Batista Santos Dumont, em Fortaleza. O Teatro João Barreto apoiou a montagem do espetáculo musical “A Bela e a Fera”. A iniciativa é do Centro Batista de Artes, que tem a direção geral de Vera Campos e a direção de “A Bela e a Fera” é de Soares Jr.


O espetáculo foi apresentado no Centro de Convenções de Fortaleza e teve casa lotada nos três dias que ficou em cartaz. Seus mais de 300 atores/bailarinos encantaram a platéia ao narrar a história do príncipe transformado em Fera que só sairia do terrível encanto quando fosse amado de verdade por alguém.

Ao apoiar iniciativas como esta, o Teatro João Barreto está colaborando com o fazer teatral cearense, divulgando seu nome e o de Guaraciaba e abrindo novos horizontes, pois futuramente teremos parcerias em relação a formação cênica.

Cena das trigêmeas com Gaston

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dia 13 tem DESOCUPADOS!!!

O grande sucesso de público, a comédia improvisada DESOCUPADOS, fará mais uma apresentação no Teatro João Barreto. O elenco é formado por Rieny Fernandes, Marcos Castro, Diogo Alves e Junior Balão, contando sempre com a presença de um convidado surpresa. Quem será desta vez?

Então venha, convide os amigos (e inimigos) para se deleitar com os jogos e piadas dos Desocupados.
É neste sábado, dia 13, às 20 horas. O ingresso é a bagatela de R$ 3,00.

Maiores informações: (88) 3652-1617 ou tjbgba@hotmail.com

Falecimento do Sr. João Pinto de Mesquita

No último sábado, dia 06, faleceu mansamente aos 93 anos em sua residência, assistido cuidadosamente pela família, o Sr. João Pinto de Mesquita, conhecido por muitos como João Luzia.
Sua trajetória esta ligada a da Fundação Presidente Kennedy, pois três de seus filhos (Baltazar Neto - atual presidente, Gilberto e José Almir) e um genro (Luiz Madeira) já estiveram à frente presidência da mesma.
O Sr. João deixará muita saudade no coração daqueles que o conheceram, pois foi um exemplo de dedicação à família e de superação dos obstáculos.
Prestamos aqui nossa homenagem e manifestação de solidariedade à Família Baltazar de Mesquita neste momento crucial.


Foto: Hudson Costa
Detalhe da fachada do escritório da FEPK no Teatro João Barreto. O mosaico é uma homenagem ao livro "Lutei por Amor, Venci!" (1999) de autoria da Sra. Francisca Baltazar de Souza, que narra a sua história de amor com o Sr. João e todas as suas lutas para criar a família.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cia. Indepedente de Atores neste fim de semana no TJB

A Cia Independente de Atores, sob a batuta de Diassis Nascimento, apresenta dois de seus maiores sucessos de bilheteria no próximo fim de semana.
No sábado (09) poderemos conferir ( e rir!) com o espetáculo premiado "O galo foi pro brejo". Já no dia 10, domingo, o riso fica por conta de "Pirruliquê-Avuantê".

Venha assistir com sua família e os amigos.
Ingresso: R$ 2,00.

I Movimento Solidário Cultural

Nesta sexta, dia 08, acontecerá no Teatro João Barreto a partir das 19 horas o I Movimento Solidário Cultural, promovido por iniciativa da Action Solidariedade.
O evento contará com 10 apresentações, entre dança, teatro e música, inclusive de cidades vizinhas.

Para ter acesso ao local basta você trazer um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo, que serão doados para algumas famílias carentes de Guaraciaba.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia Mundial do Vegetarianismo

O  1º de outubro é celebrado como Dia Mundial do Vegetarianismo e a Fundação Educacional Presidente Kennedy estará exibindo amanhã no Teatro João Barreto o documentário brasileiro "A Carne é Fraca".
Venha participar, é gratuito. Teremos duas seções. Programe-se!

Seminário "Faça valer o seu voto"

Na última segunda-feira (27), a equipe do multimeios da Escola Marina Soares (Reunidas) promoveu no Teatro João Barreto um seminário sobre a importância do voto, direcionado aos alunos da escola que vão votar pela primeira vez.
A equipe elaborou slides falando sobre o papel de cada cargo político (deputados, senador, governador e presidente) que serão sufragados nas urnas de todo o país no próximo domingo.

Houve a participação de mais de 200 alunos dos turnos manhã e tarde.

Confira as fotos:


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Desocupados novamente no TJB

No próximo sábado, dia 18, o palco do Teatro João Barreto recebe mais uma vez a comédia improvisada do grupo "Desocupados".
Se você ainda não assistiu, não perca essa oportunidade.

Antes, ainda teremos o show de humor "Cenas do Cotidiano", com Antonio Carlos e uma amostra do trabalho da camerata de violão clássico, sob o comando de JB.


A partir das 20 horas.


Ingresso: R$ 2,00

sábado, 11 de setembro de 2010

Grafitti no TJB homenageia as riquezas da Ibiapaba

No dia 09 de setembro o TJB recebeu a visita do artista Romildo Kpeta, da cidade de Crateús.
Ele veio realizar um grafitti mural num espaço atrás do Teatro. Romildo contou com o auxílio do desenhista Suli, de Guaraciaba. O tema escolhido foi as riquezas naturais da Ibiapaba e os produtos da terra que movimentam a economia da região.
Podemos observar as flores, carro de boi carregado de hortaliças, cachoeiras, cana-de-açúcar, tanajura, café, côco babaçú e as nossas matas.
Venha ver de perto esse brilhante trabalho!


Fotos do espetáculo Acunha Ceará e da Oficina Montando Sertões


Nos dias 04 e 05 de setembro o Teatro João Barreto recebeu o espetáculo "Acunha Ceará", da Cia Borandá Brasil (Fortaleza).
Foi um sucesso! Tivemos a casa cheia para prestigiar o trabalho do jovem ator Rafael Brito, que inspira-se na obra do poeta Jessier Quirino.



No domingo (05) pela manhã, Rafael ministrou uma oficina para artistas locais, denominda Montando Sertões, onde ele repassou aos participantes os processo utilizados para compor o espetáculo.

Fotos da Oficina de Educação Ambiental e Introdução a Permacultura

A Oficina foi um sucesso! Tivemos 25 participantes, entre estudantes, professores, donas de casa, agricultores e artistas.


Momento de aquecimento e descontração no início da Oficina. O facilitador Bruno Setúbal conduziu os participantes numa dança circular indígena, em que se agradece à Terra os frutos colhidos.



Um registro da hora do lanche. Utilizamos copos de barro personalizados do TJB ao invés dos terríveis copinhos de plástico.


A galera ouvindo atentamente os conceitos de educação ambiental na primeira parte da oficina, pela manhã.

A turma toda dedicada a construir a Espiral de Ervas. Atividade prática realizada na parte da tarde, no Sítio Prazeres.


Está aqui, a Espiral sendo concluída!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Oficina de Educação Ambiental e Permacultura


A Fundação Educacional Presidente Kennedy em parceria com A Cura do Planeta promove em Guaraciaba esta primeira iniciativa voltada para educação ambiental como parte de uma iniciativa que terá continuidade.
O projeto “A Cura do Planeta” desenvolve atividades com educação ambiental, reciclagem, alimentação vegetariana, desenvolvimento sustentável, terapias holísticas e artes na suas mais diversas linguagens. Tendo como intuito principal, levar às pessoas informações de ordem teórica, técnica e prática que dizem respeito a uma Nova Consciência, que se instala aos poucos na sociedade; consciência que direciona e estabiliza o indivíduo num contexto ecológico, humanizado e participativo.
A oficina está dividida em dois módulos e, de acordo com as necessidades podemos ajustar os horários que por hora estão organizados assim:

Módulo I, Educação ambiental humanizada – 09:00 às 12:00 h
Módulo II, Introdução a Permacultura – 14:00 às 17:30 h

Educação ambiental humanizada e introdução a Permacultura

1. Educação Ambiental humanizada

a) A natureza e os ciclos de transformação
b) As ações do homem na natureza
c) Renovação de atitudes e novos hábitos sustentáveis (consumo consciente; cuidados com o lixo; reaproveitamento; reciclagem)
d) Responsabilidade individual com o meio ambiente
e) Nova Consciência e Cultura de Paz pelo desenvolvimento sustentável

2. Introdução a Permacultura (este tópico está dividido em duas etapas: teoria e prática)

I - Definição, ética e teoria
a) Observar e interagir
b) Sistematização e aproveitamento dos recursos
c) Solo
d) Água
e) Fontes de energia limpa

II - Prática
a) Canteiro “olho de fechadura”
b) Espiral de ervas
c) Compostagem do lixo orgânico

Agradecemos a importante colaboração de nosso patrocinador:

O PORTAL DO ORGÂNICO DISPÕE DE UMA LOJA EXCLUSIVA DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FORTALEZA, NA RUA ASSIS CHATEAUBRIAND, 381 DIONÍSIO TORRES. TRABALHA EM PARCERIA COM PRODUTORES ORGÂNICOS DA SERRA DA IBIAPABA E É APOIADOR DA FEIRA DE ORGÂNICOS NA CIDADE DE IPÚ-CE. QUE ACONTECE ÀS SEXTAS FEIRAS. VISITE O SITE: http://www.portaldoorganico.com.br/,
 e-mail: sac@portaldoorganico.com.br
Fone/fax: 85 3224-9002.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Inscrições Abertas para Escola de Artes Cênicas

 A partir do dia 25 de maio até o dia 02 de junho estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Teatro da Escola de Artes Cênicas Aderson Ferro.
As inscrições podem ser feitas na direção do Teatro João Barreto, das 8 às 12 e de 14 às 16:30 hs.
Maiores informações: (88) 3652-1617 e tjbgba@hotmail.com

Esta é mais uma iniciativa da Fundação Educacional Presidente Kennedy e do Teatro João Barreto que vai contribui na formação dos artistas de Guaraciaba do Norte.

terça-feira, 30 de março de 2010

Breve história do Teatro em Guaraciaba

Em 1885, o Ondontólogo Aderson Ferro, de passagem por esta região observa que está comunidade de Guaraciaba do Norte, antiga Campo Grande, tinha um grande interesse pela dramaturgia e literatura, e através da Universidade de Coimbra, conseguiu uma doação de 500 livros, onde fundou a 1ª biblioteca de Guaraciaba e uma escola de artes dramáticas.
Aderson Ferro era Maranhanse filho de ricos comerciantes de São Luis, onde deixou sua família para cursar a faculdade de odontologia na europa.
De volta ao Brasil, fez um grande trabalho no Ceará onde trabalhava como odontólogo deixando um grande legado para este país.

Em 1960 chega a Guaraciaba do Norte, o Professor João Barreto dos Santos, sentindo o prazer das pessoas pelo drama e as artes cênicas cria a Fundação Educacional Presidente Kennedy que é uma entidade sem fins lucrativos, fundada na cidade de Guaraciaba do Norte (CE) no ano de 1964 pelo Professor João Barreto dos Santos, um idealista, professor de línguas e música, teatrólogo, escritor, compositor, poeta, primo irmão do poeta e escritor sergipano Tobias Barreto (patrono da Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras).

A reativação do Teatro João Barreto dos Santos faz parte de uma estratégia local de promoção e dinamização das atividades artísticas e culturais na cidade de Guaraciaba do Norte e da Região da Ibiapaba, no noroeste do estado do Ceará.

A partir de 2000 com a ajuda da comunidade local que sempre demonstrou aptidão pelo teatro a familia Baltazar e empresários, estão reconstruindo o Teatro João Barreto dos Santos, com capacidade para 170 lugares. Atualmente o teatro encontra-se praticamente concluido com uma arquitetura estilo classico influenciado no Templo de Acrópole – Grécia.

A parte interna do Teatro, compõe de espaço multi cultural, onde se adequa as necessidades de nossa comunidade